OCT:
A tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame de imagem não invasivo que produz imagens de corte seccional das estruturas oculares in vivo com alta resolução e reprodutibilidade.
CVC(Campo visual computadorizado):
Para diagnóstico e acompanhamento da progressão do glaucoma.O campo visual computadorizado é um estudo funcional que faz a mensuração da resposta a certos estimulos visuais emitidos aparelho. Considerado um dos mais importantes para detecção a presença de lesão glaucomatosa.
Biometria Óptica (Ocuscam):
A Biometria é o exame de visão capaz de medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino, cavidade vítrea), utilizando uma sonda com ondas de ultrassom. Biometria é o principal exame oftalmológico para calcular o grau da lente intra-ocular implantada na cirurgia de catarata.
Paquimetria ultrassônica:
O exame de paquimetria ultrassônica mede a espessura da córnea.
Como é feito o exame de paquimetria ultrassônica?
Por meio de uma sonda ultrassônica, o médico conseguirá determinar qual a espessura da córnea do paciente.
O exame é realizado após a instilação de colírio anestésico e é indolor.
Ceratoscopia computadorizada:
Ceratoscopia Computadorizada também é chamada de Topografia da Córnea, é o exame que mostra, ponto a ponto, as variações da curvatura corneana, permitindo o diagnóstico de patologias (a mais comum é o ceratocone) da superfície da córnea. É também muito utilizado para a adaptação de lentes de contato.
Teste de Estereopsia:
Teste de Estereopsia – Titmus Fly Test
É um exame que avalia a visão tridimensional ou de profundidade. É muito importante para diagnóstico e tratamento de estrabismo e de ambliopia (deficiência no desenvolvimento do sistema visual), assim como para o desenvolvimento da visão binocular de crianças com estrabismo. Durante o teste, com auxílio de óculos especiais o paciente observa figuras em três dimensões. O exame é indolor e pode ser realizado nas consultas de retina.
Orientação específica para este exame:
Não será pingado colírio antes do exame. Não é necessário dilatar a pupila.
Teste Ishiara(Visão de cores):
O teste de cores de Ishihara é um teste para detecção do daltonismo. Também utilizado para avaliação de algumas distrofias retinianas e neuropatias ópticas.
O exame consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes nas extremidades e no centro. O paciente que não possui daltonismo é capaz de visualizar qual número aparece no centro dos cartões.
O Lensômetro aparelho utilizado para fazer a conferência das lentes de visão simples ou digitais. Elas são calibradas para conferir e identificar de forma extremamente precisa qualquer problema que possa ocorrer com as lentes.
Mapeamento Retina:
O mapeamento da retina é um exame complementar (não faz parte da consulta normal) em que todo o fundo do olho e suas estruturas são avaliados. Difere da fundoscopia simples porque, nesse exame, só as estruturas centrais do fundo do olho são visualizadas. O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho, neutralizando o poder de refração da córnea e, assim, permitindo a visualização das estruturas internas. Devido à forte luz utilizada, mesmo em olhos com opacidades de meios, como os com catarata ou doenças da córnea, o exame é possível.
Gonioscopia:
A Gonioscopia é um exame de visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior).
A indicação do exame Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.
Teste de sobrecarga Hídrica:
Teste realizado através da medição seriada da pressão intraocular após sobrecarga hídrica (ingestão de 1 litro de água dentro de um intervalo de 5 minutos). Esse teste verifica de forma indireta a capacidade de drenagem do humor aquoso. Embora não seja substituto do exame de Curva Tensional Diária, o valor máximo da pressão intraocular obtido durante as medidas seriadas está correlacionado a medida máxima da pressão intraocular obtida durante uma curva tensional diária. O Teste de Sobrecarga Hídrica é indicado especialmente para verificar se existe a possibilidade de estar havendo pressão intraocular elevada durante o dia, o que justificaria mudança na conduta terapêutica do paciente.
CDPO(Curva tensional diária)
O exame de curva tensional diária é realizado para o estudo do comportamento da pressão ocular durante o dia. É indicado no diagnóstico do glaucoma e no acompanhamento de seu tratamento, e pode ser associado à gonioscopia, para estudo da anatomia interna do segmento anterior do olho.
Nesse tipo de exame, não é necessário acompanhante nem jejum. Não há dilatação da pupila e, por isso, podemos dirigir em seguida. A duração do exame é longa (das 07:30h às 17:00h aproximadamente), pois a pressão intraocular é medida a cada 2 horas.